Situações de emergência em condomínios são bastante comuns, ao contrário do esperado.Você sabe como preparar a sua gestão para emergências?
Por: Admin-Pedralli
14/12/2021
Emergências ou acidentes em condomínios costumam ser mais comuns do que o esperado.
Mas como agir nesses momentos?
Por esse motivo, além da manutenção regular dos espaços, especialistas falam da importância da preparação dos funcionários do prédio para casos do tipo.
Por isso, por estarem presentes na rotina diária do prédio, porteiros e zeladores devem estar bem orientados e treinados.
No caso de porteiros terceirizados, a empresa responsável pelo funcionário se encarrega do treinamento e preparação do funcionário. Por isso, escolha bem!
Já os porteiros contratados pela administração do condomínio, é preciso contratar empresas para realizarem tais treinamentos ou cursos.
Uma delas, a NR5, obriga que os condomínios ofereçam curso de CIPA [Comissão Interna de Prevenção de Acidentes] para pelo menos um dos funcionários.
Além disso, condomínios com mais de 51 funcionários devem criar uma comissão.
Por outro lado, aqueles com número inferior ficam obrigados apenas a destinar um funcionário para participar de um treinamento prevenção de acidentes, que acontece todos os anos. O evento dá, também, instruções de primeiro socorros.
O treinamento para casos de incêndio também está previsto e porteiros. Zeladores e síndico devem participar, além dos moradores.
Além disso, o síndico tem um papel muito importante em evitar acidentes.
Em conjunto com o zelador, o síndico precisa identificar e minimizar os riscos que o condomínio pode correr.
É importante ressaltar a importância da portaria e da zeladoria serem instruídas quanto aos telefones de emergência.
Além do número da polícia (190), do SAMU (192) e dos bombeiros (193), os funcionários devem ter disponíveis os contatos da empresa de manutenção de elevadores, da seguradora do condomínio, das empresas responsáveis pelo fornecimento de gás e manutenção das bombas e portões.
Assim, manter um condomínio preparado para emergências é muito importante. Caso um morador não saiba o que fazer, ele pode ir até a administração e receber um bom atendimento.
Além disso, não esqueça de sempre manter uma boa comunicação com os moradores.
A comunicação é chave número um para garantir uma gestão de confiança!
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