Todo síndico está em busca de soluções para os problemas e desafios da gestão condominial. Por isso, nós vamos falar um pouco sobre as vantagens de contratar uma garantidora de condomínio: 1) Tranquilidade para planejar obras e melhorias Antes de tudo, uma das principais vantagens de contratar uma garantidora é que ela proporciona segurança financeira. Caso […]
Por: Admin-Pedralli
14/12/2021
Todo síndico está em busca de soluções para os problemas e desafios da gestão condominial. Por isso, nós vamos falar um pouco sobre as vantagens de contratar uma garantidora de condomínio:
Antes de tudo, uma das principais vantagens de contratar uma garantidora é que ela proporciona segurança financeira.
Caso haja algum caso de inadimplência, isso não afeta o condomínio.
É a garantidora que vai entrar em contato com o condômino e negociar o pagamento dos atrasados, sempre levando em consideração as condições de cada um.
Dessa forma, o condomínio consegue se planejar financeiramente.
Além de ter certeza que terá dinheiro para pagar as contas básicas, fica mais fácil se organizar para fazer obras e melhorias que vivem sendo adiadas.
O processo tradicional de cobrança é longo e custoso para o condomínio. No entanto, a situação muda quando o condomínio contrata uma garantidora.
Uma das vantagens de uma garantidora de condomínio é que ela passa a arcar com esses custos e com toda a dor de cabeça envolvida.
É bastante comum que a cobrança da inadimplência resulte em discordâncias e até brigas entre condôminos, por mais que o síndico se esforce em fazer tudo de maneira tranquila.
Por isso, o trabalho de uma garantidora ameniza o desgaste entre o síndico, o condômino inadimplente e os demais moradores.
Dessa forma, o morador não precisará ficar em maus lençóis com o síndico e vice versa.
Para o síndico é um alívio não precisar se envolver diretamente no processo. E, para os condôminos também é vantajoso poder negociar diretamente com a garantidora.
Afinal, muitas vezes, a garantidora têm condições de oferecer pagamentos mais facilitados do que o próprio condomínio poderia propor.
Além disso, vale lembrar que a garantidora tem como obrigação se ater às medidas previstas em lei e na convenção do condomínio. Portanto, não pode cobrar nada de multa ou juros a mais do que o próprio condomínio cobraria.
Quando o condomínio tem inadimplência, a taxa invariavelmente acaba tendo que subir para compensar as cotas que não estão sendo pagas.
Se alguém deixa de pagar a taxa, o condomínio fica sem receber o suficiente para pagar essas contas. Assim, os demais condôminos que pagam em dia acabam tendo que colocar mais dinheiro para cobrir o rombo.
Por isso, quando há inadimplência a taxa é mais alta do que seria se todos pagassem em dia.
Isso tudo muda, quando o condomínio tem inadimplência zero.
Agora que você já conhece as principais vantagens de contratar uma garantidora de condomínio, peça um orçamento com a Finocrédito!
Gostou das informações? Nos acompanhe em nossas redes sociais e em nosso blog para mais conteúdos como esse!