Se tratar dos problemas corriqueiros envolvendo vagas de garagem já é difícil, lidar com o que há de diferente o é ainda mais. Principalmente quando estão envolvidas duas populações cada vez mais atuantes como os idosos e os deficientes no condomínio. Atualmente, há diversas regras para a garagem. Essas em geral variam de acordo com a localidade. Em […]
Por: Admin-Pedralli
14/12/2021
Se tratar dos problemas corriqueiros envolvendo vagas de garagem já é difícil, lidar com o que há de diferente o é ainda mais. Principalmente quando estão envolvidas duas populações cada vez mais atuantes como os idosos e os deficientes no condomínio.
Atualmente, há diversas regras para a garagem. Essas em geral variam de acordo com a localidade. Em São Paulo, por exemplo, condomínios construídos a partir de 2006 devem destinar 5% das suas vagas a portadores de necessidades especiais.
Quando houver sorteio de vagas, é possível separar as mais próximas dos elevadores para idosos e deficientes físicos. Então, realiza-se o sorteio entre eles somente para esses espaços. É importante, porém, que os outros moradores concordem com o arranjo.
Outra medida que ajuda a evitar desconfortos é que essa população não fique com as “vagas presas”, quando é necessário trocar a chave com outro morador. Mesmo sendo cuidadosos, é possível que haja confusão com um câmbio diferente na hora de manobrar, por exemplo.
Mesmo com toda essa boa vontade, vale ressaltar que os condomínios não são obrigados a oferecer vagas especiais aos idosos. A lei é para locais públicos apenas, como shoppings centers e mercados. Contudo, quando o idoso não tem direito à vaga de garagem o ideal é que haja a possibilidade de entrada e saída com o carro para carga e descarga.
Já que o condomínio não tem obrigação legal de deixar vagas à disposição dos idosos, o ideal é que se respeite a legislação, no que tange a acessibilidade do local, com rampas e elevadores em todos os locais. Vale lembrar que para ser considerado acessível, todas as áreas comuns devem estar ao alcance de quem está com uma cadeira de rodas.
Gostou do conteúdo? Não esqueça de nos acompanhar em nosso blog e em nossas redes sociais para mais como este!