Acidentes e incidentes infelizmente são algo comum de acontecer no dia a dia. Mas quando acontece dentro do condomínio, você sabe como agir?
A vida é imprevisível e sempre há possibilidade de acontecerem coisas que não esperamos. Dessa forma, acidentes e incidentes no condomínio são inevitáveis.
Dentro dos condomínios não é diferente, contudo, há maneiras de evitar esse tipo de situação.
Para muitos problemas listados, a solução mais fácil é acionar o seguro de responsabilidade civil do síndico.
Dependendo da cobertura, ele pode arcar com custos de portões, consertos de carros, assim como, indenizações por acidentes no condomínio.
Para que isso ocorra, porém, é fundamental que se espere um ok da companhia de seguros antes de efetuar qualquer tipo de reparo.
Conheça algumas situações que podem vir a acontecer e como resolvê-las:
- Portão fecha em cima de carro: A manutenção do equipamento deve estar em dia. Dessa forma, caso o portão se feche em cima de um carro, o seguro arca com os custos do conserto do carro e do próprio portão.
- Furto na garagem: Se não houver um sistema muito forte de segurança no local, ou se não houver um segurança ou garagista responsável pelo local, fica muito difícil comprovar um furto dentro do veículo. Se comprovado, o autor do furto deve ser responsável e o condomínio corresponsável, caso tenha garagista.
- Funcionário se acidenta: Nesse caso deve-se seguir o que manda a legislação trabalhista. Chame uma ambulância, faça um cadastro no CAT (cadastro de acidentes de trabalho), siga o processo normalmente.
- Condomínio é assaltado: O empreendimento só pode ser considerado responsável pelo ocorrido se a convenção previr a responsabilidade do local em fazer forte vigilância. Outra situação específica é se ficar comprovado imperícia, negligência ou imprudência por parte dos funcionários.
- Acidente com gás no condomínio: Depende da origem do vazamento. Se for relacionado à área comum do condomínio e não decorrente de falta de manutenção, o seguro paga pelos danos. Se for um morador que esqueceu uma panela no fogo, que explodiu e danificou outras unidades, o reparo ficará a cargo do responsável.
Manter o condomínio livre de acidentes é uma tarefa impossível, no entanto é possível tentar evitá-los.
Com uma boa organização e mantendo uma manutenção preventiva constante, a sua gestão já estará no caminho para evitar esse tipo de situação.
Gostou do conteúdo? Nos acompanhe em nosso blog e em nossas redes sociais para mais como este!